Blog

Saiba o que é sustentabilidade e como ela pode ser posta em prática agora mesmo

Saiba o que é sustentabilidade e como ela pode ser posta em prática agora mesmo

Apesar de o termo ser popular, o significado da sustentabilidade e sua prática são pouco conhecidas por muitos. Mas acredite: ser sustentável é muito mais fácil do que se imagina.

Acredita-se que o termo “sustentabilidade” tenha começado a se popularizar em 1980, com o enfoque cada vez maior em um crescimento planetário sem agressão ao meio ambiente.

Essa popularização não é à toa: nas últimas décadas o consumo desenfreado do mundo causou e causa danos ao meio ambiente e, por conta disso, muitos procuram alternativas para não destruir a fauna e flora do planeta.

Atualmente, a sustentabilidade não é mais restrita a ambientalistas: o termo já é conhecido para a sociedade e se tornou uma prática obrigatória para empresas de diversos ramos.

Em meio à tanta informação, é normal ficar confuso sobre o que significa ser sustentável e o que é a sustentabilidade na prática. A gente ajuda você a entender um pouco melhor sobre o termo e como você pode se tornar sustentável ainda hoje. Confira!

 

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um termo multidisciplinar, ou seja, possui diversas abordagens. A palavra surgiu do latim sustentare, que significa defender, conservar, manter, resistir.

Isso significa que o termo pode ser aplicado a qualquer sistema.

No caso da sustentabilidade ambiental, devemos agir, manter, conservar e defender os ecossistemas. Essa ação na prática quer dizer que devemos adotar hábitos de consumo saudáveis, repensar nosso uso de recursos naturais, como a água, e procurar novas alternativas menos agressivas à natureza.

Para que a sustentabilidade aconteça de fato, o desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento da humanidade sem a agressão ao meio ambiente, e o tripé da sustentabilidade, que é formado por três fatores: o social, econômico e ambiental.

 

Conheça abaixo cada um destes fatores:

• Social: abrange as pessoas e seus contextos, como educação, saúde, lazer, segurança, etc.

• Econômico: refere-se à produção, distribuição e consumo de bens de forma consciente. 

• Ambiental: está relacionado aos recursos naturais e como são utilizados pela sociedade e empresas.

 

A origem do termo

Os danos causados no meio ambiente já eram comentados nas décadas de 60 e 70, tanto que o termo “sustentabilidade” surgiu em 1972, na Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia.

Ao longo dos anos, novas conferências foram feitas e cada vez mais o termo se popularizou. Foi somente nos anos 2000 que o meio político, a educação e os meios de comunicação em massa começaram a reproduzir o termo, praticar e ensinar a população sobre formas alternativas para conservar o meio ambiente.

 

O benefício de ser sustentável

Além de economizar em compras e nas contas de água e luz, ao colaborar para o meio ambiente, você estará deixando o planeta habitável para as próximas gerações.

Utilizar energias renováveis, economizar água, separar o lixo e preferir materiais recicláveis são alguns passos que podem contribuir para a conservação da natureza, mas não são os únicos.

Por isso, separamos para você outras atitudes fáceis de adotar e que certamente farão diferença. Confira abaixo:

 

Sustentabilidade na prática

Agora que você já entendeu o que é sustentabilidade e para que ela serve, vamos falar sobre o que você pode adotar como prática para ser mais sustentável ainda hoje.

• Repense seu consumo: ao diminuir a quantidade de produtos que você consome, você não só economiza como também ajuda o meio ambiente a consumir menos matéria-prima, que é utilizada desde o produto até a embalagem.

• Tente reduzir o uso do carro e opte por outros meios alternativos como a bicicleta ou transporte público.

• Separe o lixo reciclável do orgânico sempre.

• Não jogue óleo de cozinha em ralos ou pias: o óleo contamina a água e mata todo o ecossistema que existe nela.

• Opte por energias renováveis como energia solar produzida por painéis solares, por exemplo.

• Saiba poupar energia: a energia elétrica brasileira é produzida de hidrelétricas. Ao economizar, você estará ajudando o meio ambiente.

• Prefira produtos reciclados ou de materiais recicláveis.

• Utilize produtos biodegradáveis.

• Economize a água no banho e em outros momentos que você não vai utilizá-la.

 

Estas são as principais dicas que certamente vão ajudar você a economizar sua conta de água e luz, e também ser parte deste propósito que é ser sustentável e proteger a natureza.

Afinal, o planeta precisa estar preparado e bem cuidado para as próximas gerações que estão por vir, não é mesmo?

É pensando nisso que a Ecovale possui produtos feitos a partir do SuperWPC, um composto de plástico com carga vegetal. Esse material 100% reciclável e os refugos de produção são reprocessados e 100% reaproveitados. Seu processo produtivo busca minimizar a geração de resíduos.

 

Se você acredita que seu lar merece fazer parte deste caminho mais sustentável, saiba que estamos dispostos a ajudar você a encontrar o material ideal para o seu lar. 

 

Entre em contato conosco pelos números (51) 3780-8888 / (51) 99530-2961 ou pelo nosso e-mail: ecovale@ecovale.ind.br

 

Fontes:

O que é sustentabilidade: conceitos, definições e conceitos. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3093-sustentabilidade.html. Acesso em: 9 de ago. de 2020.

O que é sustentabilidade ambiental. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6176-sustentabilidade-ambiental.html. Acesso em: 10 de ago. de 2020.

Afinal, o que é sustentabilidade? Way Carbon. Disponível em: https://blog.waycarbon.com/2016/03/o-que-e-sustentabilidade/. Acesso em: 12 de ago. de 2020.

O que significa ser sustentável? Por que investir nessa corrente? Solarvolt. Disponível em: https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/como-ser-sustentavel/. Acesso em 12 de ago. de 2020.